21 Jan 2017

Vincent Lhermet – Biografia

0 Comentários

Diplomado pela Academia Sibelius de Helsínquia na Finlândia na classe de Matti Rantanen, Vincent Lhermet (1987-) é o primeiro acordeonista titular de doutoramento de intérprete em França do CNSM de Paris/Universidade de Paris-Sorbonne, após ter realizado uma pesquisa sobre o repertório contemporâneo do acordeão na Europa desde 1990, sob a direcção de Laurent Cugny e de Bruno Mantovani.

Laureado da Fundação Banque Populaire, distinguiu-se em numerosas ocasiões no cenário internacional, ganhando aos 19 anos o Concurso Internacional Arrasate-Hiria em Espanha (2006) e classificando-se como finalista no Concurso Internacional “Gaudeamus Intérpretes” em Amesterdão (2011), considerado um dos maiores prémios de música contemporânea aberto a todos os instrumentos.

Vincent Lhermet apresenta-se regularmente como solista, com orquestras e ensembles (Orquestra Sinfónica da Academia Sibelius, Orquestra de Auvergne, Secession Orquestra, Ensemble Court-Circuit, Orquestra Sinfónica de Guanajuato). Tocou sob a direção de maestros como Charles Barbier, Guillaume Bourgogne, Jean Deroyer, Roberto Forés-Veses, Clément Mao-Takacs, em salas prestigiadas como Muziekgebouw de Amesterdão, a Casa da Música de Helsínquia ou a “Cité de la Musique” de Paris, mostrando as potencialidades do acordeão num repertório que se estende desde o Renascimento à nossa época. Muitos dos seus concertos têm sido transmitidos em directo ou gravados pela Rádio Nacional Finlandesa (YLE) e pela France Musique.

Apaixonado pela música contemporânea, tem-se apresentado em vários festivais (Musica Nova, Musiques Démesurées, Rencontres Contemporaines, Le Printemps des Arts de Monte Carlo) ao lado do percussionista Brian Archinal, do violista alto Gérard Caussé, da violinista Marianne Muller, do clarinetista Michel Portal. Tem contribuído para o enriquecimento do repertório para acordeão, colaborando com compositores como Tomas Bordalejo, Frédéric Durieux, Philippe Hersant, Martin Iddon, Martin Matalon, Florent Motsch, Matti Murto, François Narboni, Jukka Tiensu.

Vincent Lhermet

Vincent Lhermet

Vincent Lhermet é frequentemente convidado a dar conferências e masterclasses em academias de música do mundo inteiro e a participar como jurado em concursos internacionais.

Autor de vários artigos e obras, publicou nomeadamente um livro sobre repertório do ensino superior de acordeão na Europa (2015) assim como uma base de dados, recenseando o repertório erudito do acordeão (Ricordo al futuro, em colaboração com Fanny Vicens).

À sua discografia foram acrescentados recentemente dois álbuns: Correspondances ( “Collection jeunes solistes Fondation Meyer/CNSMDP”, 2014) e “Rameau, hier et aujourd’hui” (Klarthe/harmonia mundi, 2015).

Devido à qualidade do seu trabalho artístico, Vincent Lhermet recebeu apoio da Fundação Paulo, da Academia Sibelius, da Fundação LUSES, da Fundação Meyer, da Fundação Safran e do Mecenato Musical Société Générale.

É professor no C.R.R. de Boulogne-Billancourt no Pólo Superior de Paris- Boulogne-Billancourt (PSPBB) e na Escola Superior de Música e Dança de Lille (ESMD).

[topo]