16 Dez 2018

Ivan Sverko – Biografia

0 Comentários

Ivan Sverko (1985) nasceu em Pula, na Croácia. Começou a tocar acordeão aos nove anos de idade sob a orientação influente do prof. Valter Bašić. Devido à sua facilidade de aprendizagem, desde muito cedo começou a executar repertório de concerto bastante exigente. Ainda muito jovem, apresentou-se regularmente em masterclasses orientadas por conceituados professores internacionais de acordeão.

Formou-se na Universidade de Pula em 2009 (classe do Prof. Borut Zagoranski) continuando posteriormente os seus estudos na Academia Sibelius em Helsínquia (Finlândia), onde estudou com um dos principais acordeonistas da atualidade, Mika Väyrynen.

Ao longo de sua formação participou em várias competições nacionais e internacionais, obtendo mais de vinte primeiros prémios, incluindo o primeiro prémio no concurso de Castelfidardo (2007, categoria solistas sem limite de idade), o primeiro prémio na competição Arrasate Hiria (2010) e o primeiro prémio no concurso de música multi-instrumental Ferdo Livadić (2011). Ivan Sverko é um artista com regular atividade profissional e com um repertório excepcionalmente vasto. Além dos recitais realizados no seu país natal e no exterior, tem sido convidado também a tocar como solista com orquestras, incluindo o Cantus Ensemble da Zagreb Philharmony, o Austrian Zeitfluss Ensemble, a Belarus Phiharmony e a Orquestra Sinfônica de Dubrovnik, em salas de prestígio Europeu.

Desde 2014, é professor de acordeão na Academia de Música em Pula, na Croácia.

[topo]