15 Jan 2015

Concerto de Abertura com Xu Xiaonan

0 Comment

Concerto de Abertura do Folefest 2015

14 de Fevereiro, às 21.30h
Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa)

Programa

Xu Xiaonan
acordeão solo

J.S.Bach – Fugue in g minor BWV 578

Sofia Gubaidulina – Musical Toys
1. Mechanical Accordion
2. Magic Roubdabout
3. The Magic Smith
4. Song of the Fisherman
5. Sleigh with Little Bells
6. The Drummer

Magnus Lindberg – Jeux d’anches

Petri Makkonen – Disco-Toccata

Li Bochan – Gazing after you *

Xu Xiaonan – A Dream *

Gorka Hermosa – Zhèng Zài

Paulo Jorge Ferreira – 8º and. Suite nº 1 – Imagens de Pac-Chen

*estreia na Europa

 

Xu Xiaonan – Biografia

Xu Xiaonan é um jovem acordeonista, diplomado pelo Conservatório Central de Música de Pequim, aluno do internacionalmente reconhecido acordeonista e professor Cao Xiaoqing.

Nascido em 1990 em Qinhuangdao, uma bonita cidade costeira do Mar Bohai, Xu começou a estudar acordeão aos seis anos de idade, sob a orientação de Feng Jian e Meng Hui. No fim de 2003, iniciou o estudo de acordeão de concerto, com o Prof. Cao Xiaoqing.

Em 2005, o início da sua carreira começou com a admissão na Escola Preparatória com ligação ao Conservatório Central de Música, tendo obtido a melhor classificado de entre todos os candidatos. Continuou os seus estudos de acordeão com o Prof. Cao, como candidato recomendado no Conservatório Central de Música em Setembro de 2009. No ano seguinte, obteve a sua segunda especialização em composição. Em Novembro de 2011, Xu foi eleito para a lista dos primeiros Top-nocht Innovative Personnel Cultivation Project, também conhecido como plano Best of Best (BOB), os Melhores dos Melhores. Em 2013, seguiu os seus estudos no Conservatório de Música de Pequim, como candidato para o mestrado em Acordeão.

Participou em diversos concursos internacionais, obtendo o 1º prémio nos seguintes:
Troféu Mondiale (CMA) Concurso Internacional de Acordeão, Pineto, Itália, 2011
Coupe Mondiale (CIA) Competição Internacional de Acordeão, Spoleto, Itália, 2012
“Citta di Castelfidardo” Competição Internacional de Acordeão, Castelfidardo, Itália, 2012
Concurso Internacional de Acordeão “Santa Cecilia”, Roma, Itália, 2012
Concurso Internacional de Acordeão em Klingenthal, Alemanha, 2012

Xu Xiaonan, além de um jovem e talentoso acordeonista, é também um músico bastante ativo, organizando performances especiais, envolvendo-se em vários festivais internacionais de arte, como o 22º Festival Internacional de Artistas de Acordeão em Kragujevac (Servia, 2012), o 29º Festival Internacional dos Dias da Música (Montenegro, 2012), o 3º Festival Internacional de Acordeão “Russian Day” em Moscovo em 2012, o La Jolla Summer Festival em San Diego, o 2º Festival de Música de Câmara no Conservatório Central de Música de Pequim, entre outros.

Mantém igualmente uma cooperação ativa com diversos compositores, tendo estreado um grande número de obras a solo e para música de câmara. As suas performances podem muitas vezes ser escutadas em bandas sonoras de vários filmes e programas televisivos.

Os seus trabalhos como, por exemplo, o solo de acordeão THE MELODY OF SPRING, GUERRILLA VARIATIONS, e de música de câmara AUTUMN LEAVES’S STORY, foram incluídos no CHINESE ACCORDIAN’S NEW WORKS. SUNRISE, o seu primeiro álbum a solo foi lançado em 2008, gravado pela China Record Shenzhen Cooperation.

 

[top]